A recuperação populacional das baleias-jubarte vem fazendo com elas estejam cada vez mais presentes também no Sudeste brasileiro durante a temporada reprodutiva.
Visando monitorar a espécie na região, nossa equipe embarcou no Catamarã Supernova, em Paraty/RJ para a Expedição Sudeste 2023 do Projeto Baleia Jubarte. A Expedição foi até Búzios, percorrendo 1005 milhas náuticas em 38 dias.

O sucesso da Expedição, que registrou 314 jubartes e também diversas outras espécies como a baleia-franca, baleia-de-Bryde e muitos golfinhos, além de testemunhar um comportamento de alimentação por uma jubarte juvenil (algo muito raro no Brasil), pode ser medido pelo grande interesse da imprensa nacional, que retratou o trabalho de nossos pesquisadores em matérias de grande repercussão.
O formato da Expedição nos permitiu realizar diversas atividadescom pesquisadores parceiros e também trazer a bordo, além dejornalistas, autoridades de diversos níveis de governo e muitosapoiadores do Projeto e do Turismo de Observação de Baleias quejá começa a ser desenvolvido no Rio de Janeiro. Ano que vem temmais!
Fonte: Baleia Jubarte