O Ecoturismo Marinho, que abrange atividades focadas no uso não-extrativo da biodiversidade do Oceano, vem crescendo em importância ao redor do planeta, gerando emprego e renda para milhões de pessoas em comunidades costeiras e trazendo consciência ambiental para todos os que têm a oportunidade de interagir diretamente com os ambientes marinhos de forma lúdica e, sobretudo, sustentável.
Visando trazer ao público brasileiro diversas experiências bem-sucedidas de Ecoturismo Marinho que possam inspirar o desenvolvimento do setor no país, o Projeto Baleia Jubarte organizou nos dias 24 e 25 de agosto o I Simpósio de Internacional de Ecoturismo Marinho, com a presença de profissionais que construíram na prática diversas operações e modelos de gestão que são referência de qualidade e sucesso no segmento. O simpósio fará parte das diversas atividades e atrações da VI Festa da Baleia Jubarte, em Praia do Forte.
Você pode assistir todas as palestras aqui!!!
Programação
Dia 24/8
– ARGENTINA: Peke Sosa, Micky Sosa e Pamela Liberati – Peke Sosa Avistajes: “Cinco Décadas de Turismo de Observação de Baleias na Patagônia Argentina”
– MÉXICO: Michael Fishbach: “Baleias Azuis no Mar de Cortés, México: Pesquisa e Turismo”
– BRASIL: Victor Libardi: “As Baleias de Abrolhos: Realizando Sonhos e Gerando Conhecimentos em um Cruzeiro de Turismo Científico”.
– BRASIL: Maycon Victorino Cardoso: “Avistamento de Baleias em Arraial do Cabo, R,J Como Importante Tema para Sensibilização Ambiental”.
– MÉXICO: Jesus Camacho: “Observação de Baleias-Cinzentas na Baja Califórnia, México: Turismo de Base Comunitária”.
MESA REDONDA – Enrico Marcovaldi convida Instituições / Empresas locais: Projeto Tamar, Portomar e Base Nautica – “Histórico e desenvolvimento do ecoturismo na Praia do Forte, BA”.
Dia 25/8
– WORKSHOP BIOMAR: Ecoturismo e os Projetos de Conservação Marinha no Brasil
PROJETO ALBATROZ – Caio Azevedo Marques: “Turismo de Observação de Aves Oceânicas”
PROJETO BALEIA JUBARTE – Sergio Cipolotti: “Baleias-jubarte no Brasil: crescimento populacional e desenvolvimento do turismo”
PROJETO CORAL VIVO – Flavia Maria Guebert: “Turismo Azul: conectando os profissionais do turismo à conservação marinha”
PROJETO GOLFINHO ROTADOR – Amanda Cristina da Silva: “Interações de golfinhos-rotadores com o turismo náutico no Arquipélago de Fernando de Noronha/PE, Brasil”
PROJETO MEROS DO BRASIL – Maíra Borgonha Nascimento: “Vivo ou morto? A contribuição econômica do mergulho com meros no litoral do Brasil”
– Igor Carneiro e Rodrigo Maia: “Mergulho Recreativo em Salvador e o Sucesso dos Afundamentos Dirigidos”.
– Kelen Leite: “O Mergulho Recreativo no Refúgio de Vida Silvestre de Alcatrazes: Ordenamento, Educação e Geração de Renda”.
– Paulo Bertuol: “Os Parques de Bonaire, Antilhas Holandesas: Unindo Mergulho e Conservação”.
– José Truda e Paulo Guilherme “Pinguim”: “Mergulhando com Tubarões: Experiências Globais e o Projeto Tubarões da Baía da Ilha Grande”.
Fonte: Projeto Baleia Jubarte